Interação, Construção, colaboração e Aprendizagem

Olá pessoal!

Todos os dias, participamos de muitas práticas mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instrução, livros, gibis; ao ouvir programas de rádio e televisão; ao conversar com um amigo, enfim, em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos. A linguagem também é uma ferramenta com a qual também expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas e incertezas.

O mundo moderno apresenta novos desafios para quem trabalha com a educação. Estamos cercados por informações e por situações que requerem ferramentas diferentes das que estávamos acostumados a usar.

Com o Projeto "Interação, Construção, Colaboração e Aprendizagem" , nosso site apresenta artigos e sugestões de atividades nas diferentes áreas do conhecimento. Bem como, os trabalhos realizados pelos grupos de pesquisa, os múltiplos projetos, os blog dos professores, o  blog do Grêmio Estudantil, objetivando a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola e promovendo adequação do ensino às reais necessidades de todos.

Bem-vindo a este site!

Projeto: Aprender é Divertido

O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz.
A estreita relação existente entre o ato de brincar e a capacidade criadora nos aponta a importância da brincadeira em relação ao desenvolvimento cognitivo.
É, portanto, na situação de brincar que as crianças podem encontrar  questões além de seu comportamento diário, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos  . Quando brincam, ao mesmo tempo em que desenvolvem a imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e participar de regras de organização e convivência.
Concomitantemente a esse processo, ao reiterarem situações de realidade, transformando de acordo com suas necessidades. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vive uma possibilidade de modificá-la.
Evidencia-se, assim, a importância das atividades lúdicas dentro do contexto de aprendizagem,  proporcionando aos alunos oportunidade de formar conceitos, selecionar idéias, estabelecer relações lógicas, integrar percepções, fazer estimativas compatíveis . Para que a criança compreenda e sinta-se atraída para a construção desse conhecimento são necessárias a mediação e a intervenção criativa, incentivadora, assegurando à criança a compreensão e o significado da leitura e da escrita. É nesse sentido que a ludicidade e a brincadeira são ingredientes indispensáveis deste processo.