A diferença entre alfabetização e letramento

03/07/2012 10:59

 

    A diferença entre alfabetização e letramento com base na seguinte citação extraída dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

“Para aprender a ler, portanto, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os já leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato; é preciso negociar o conhecimento que já se tem e o que é apresentado pelo texto, o que está atrás e diante dos olhos, recebendo incentivo e ajuda de leitores experientes (Brasil, 200,o.56)

     Com referência à citação extraída dos Parâmetros Curriculares Nacionais, podemos fazer a distinção entre alfabetização e letramento da seguinte maneira: o aluno alfabetizado é capaz de ler um texto, decodificando palavra por palavra, porém não consegue interpretar, entender a mensagem do texto. O aluno decodifica e reconhece o que significa cada palavra separadamente fora do contexto, entretanto há uma dificuldade no entendimento do texto devido à sua alfabetização mecânica.

      O letramento é a junção da decodificação com a interpretação. O aluno decodifica palavra por palavra e interpreta o texto, associando a outros textos lidos, ocorrendo a troca de conhecimentos. O aluno não se prende a forma mecânica, ele lê, interpreta e associa a mensagem com um outro texto. Dessa forma ocorre a reflexão e o estímulo de raciocínio é bem maior. 


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/alfabetizacao-e-letramento/85480/#ixzz1ytxO4qxq

 c com base na seguinte citação extraída dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

 

—————

Voltar