Entrevista realizada com alunos da 8ª série sobre a adolescência e suas implicações - Abril/2012

Nosso adolescente passa hoje por um momento muito difícil no seu dia a dia, que é a ausência da família. Logo, o grupo, que antes era um dos pontos de referência, passa a ser o único ponto de apoio. Todos os seus medos, aflições, desejos e culpas, bem como as suas vitórias, são divididos com o grupo. A escola se transforma em ponto de encontro e de prováveis soluções para os seus conflitos. É justamente aí que aparecem os aproveitadores. São nestes momentos que a figura do líder passa a ser a única referência pessoal. Sua formação poderá ser prejudicada, dependendo do líder, e a sua imagem de mundo ideal seja a pior possível. É lógico que nesse Universo há a mesma possibilidade de ações positivas, de alegria da vida que é a visão mais eficiente para o ingresso no mundo adulto.
    O resultado desta entrevista foi apresentado com recursos explorados na disciplina Integração das Tecnologias no Contexto Escolar, os Mapas Conceituais.

Professoras Sued Silva e Tânia T. Fries